segunda-feira, 30 de abril de 2012

Veja 15 dicas sobre Cirurgia Plástica com a Dra. Mariângela Santiago


15 Dicas da Dra. Mariângela Santiago em Cirurgia Plástica
 
Foto da Dra.  Mar?gela Santiago
  1. A Cirurgia Plástica, seja Estética ou Reparadora, é a especialidade da Clínica Cirúrgica que está diretamente ligada à imagem física e à imagem psíquica (a autoestima).
  2. Se existe alguma região em seu corpo que lhe incomoda e que você deseja melhorar, procure um Cirurgião Plástico de confiança. Ele terá condições de avaliar se é possível corrigir ou melhorar o que está lhe incomodando.
  3. Procure se consultar com cirurgiões plásticos pertencentes Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Estes médicos têm o conhecimento e treinamento para lhe oferecer um melhor resultado, além do que, pertencentes à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, tem a oportunidade de frequentar congressos, cursos e consequentemente se atualizarem.
  4. Os profissionais sérios trabalham em busca de alcançar os melhores resultados, porem a Cirurgia Plástica, como a Medicina, é uma ciência inexata onde não se pode garantir resultados. Cada paciente tem sua resposta orgânica individual e pessoal na qual o médico não tem poderes para interferir. Por isto algumas pacientes tem melhores resultados que outras.
  5. Agentes externos como sol, tabagismo, alcoolismo e drogas, entre outros, são fatores que atuam de maneira negativa sobre o metabolismo orgânico, interferindo nos resultados.
  6. Desconfie de promessas de resultados milagrosos, com fácil recuperação.
  7. A cirurgia plástica é uma cirurgia, como outra qualquer, que EXIGE de seu organismo um período de recuperação, ENVOLVENDO RISCOS PARA SUA SAÚDE. Desta forma é necessária uma avaliação clínica completa por um médico competente, (não por um representante de vendas), antes da cirurgia para se averiguar as condições de saúde do seu organismo.
  8. Se seu organismo não se encontra em perfeita condição de saúde, transfira a data da cirurgia. Corrija a alteração que existe em seu organismo e depois se opere. Os riscos de intercorrência devem ser os menores possíveis e para isto, uma das condições, é que você esteja em bom estado de saúde.
  9. Contudo, não existe RISCO ZERO. Toda cirurgia, plástica ou não, tem um risco que depende de fatores adversos e que muitas vezes, está fora de controle do Cirurgião.
  10. Toda cirurgia plástica tem um preço, que varia de cirurgião para cirurgião e vai depender da experiência do profissional. Porque existe uma média de custo para uma faixa de profissionais.
  11. Tenha cuidado com os planos de parcelamentos; lembre-se que você não está comprando um eletrodoméstico em VINTE E QUATRO parcelas. TRATA-SE DE SUA SAÚDE E SEU BEM ESTAR FÍSICO E EMOCIONAL, OS QUAIS DEVEM SER TRATADOS COM TODO CUIDADO.
  12. A cirurgia envolve a experiência de UM profissional e sua equipe, além da qualidade dos hospitais e dos materiais utilizados, REQUERENDO UM INVESTIMENTO FINANCEIRO COMPATÍVEL COM AS DEMANDAS DOS GASTOS. O barato pode lhe sair muito caro, tanto emocionalmente como financeiramente.
  13. Lembre-se também que a cirurgia plástica envolve uma troca: Troca-se uma região inestética por uma região estética e harmônica, porém com uma cicatriz. Discuta com seu cirurgião se a troca será compensadora.
  14. As cicatrizes vão estar mais ou menos escondidas a depender da cirurgia que for realizada. Ex: na rinoplastia as cicatrizes estão dentro do nariz, etc.
  15. O processo de cicatrização é individual e varia de pessoa a pessoa. Ele está ligado a sua genética, e sobre este campo, o cirurgião não tem poderes para interferir. Mesmo utilizando-se as melhores técnicas, a cicatriz poderá ficar inestetica se a paciente apresentar um processo de má cicatrização.
Estas são dicas práticas, porém, a Consulta Médica com a Dra. Mariângela Santiago é importante para esclarecer eventuais dúvidas além de diagnosticar se você possui indicação para este procedimento.
A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 informa:
ATENÇÃO: As explicações disponibilizadas têm finalidade exclusivamente informativa e objetivam oferecer ao público uma visão prática a respeito do assunto. Conforme a SBCP recomenda que em caso de dúvida seja consultada a Cirurgiã Plástica para consideração das peculiaridades de cada caso.

Saiba mais no site: www.clinicamariangela.com.br 
veja também o site em inglês: www.clinicamariangela.com

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cirurgia plástica e alimentação pós-operatória


3  Grupos de alimentos à serem evitados no pós cirúrgico de cirurgia plástica (e o porquê)

1. Doces
(incluindo chocolates)
Pode prejudicar na produção de colágeno e ainda aumentar a flacidez e não contribuem para a digestão! Substitua por uma barrinha de cereal.



2. Gorduras saturadas ou trans
Aumentam o nível do mau colesterol e diminuem o bom colesterol e podem aumentar o risco de inflamações.


3. Bebidas alcoólicas
(Inclusive a cervejinha)

É bem simples: álcool e remédio não combinam.
 E no pós-operatório você vai precisar, no mínimo, de analgésicos para diminuir a dor.



Alimentos à serem desfrutados na dieta pós-operatória


Aproveite ao máximo esses alimentos porque eles vão lhe ajudar na fase da recuperação. 

Água, sucos naturais, melão, abacaxi e melancia
Essas bebidas ajudam a hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e diminuir o inchaço. 

Probióticos (iogurte e leite fermentado)
São aqueles que contêm microorganismos que ajudam no equilíbrio da flora intestinal. 

Ovo
Fornece proteínas que fazem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia e são de fácil digestão. 

Abacate
Elimina o mau colesterol e combate os radicais livres. Com betacaroteno, vitaminas A, B, C, D, E, proteínas, cálcio, magnésio, fósforo, ferro, potássio. Regula o intestino. 

Cenoura e Beterraba
Ricas em betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A e ajuda na cicatrização. 

Abóbora, cenoura, damasco, manga, espinafre, couve, tomate e uva
São alimentos ricos em ativos com propriedades antioxidantes que bloqueiam a ação dos radicais livres, liberados durante a plástica. 

Castanha-do-pará
Traz selênio, um poderoso elemento antioxidante, que também elimina os radicais livres do organismo. 

Salmão e atum
Além de possuírem grande quantidade de proteínas, trazem gorduras boas, ricas em ômega 3, que ajudam a prevenir inflamações. 

Fibras
Melhora a função intestinal, além de diminuir os níveis de colesterol. Algumas boas opções: as verduras, legumes, mamão, ameixa, nectarina e cereais integrais. 

Shimeji e shitake
Possuem uma substância fitoquímica que melhora a imunidade. 

Goiaba
Rica em vitamina C, atua na formação do colágeno e ajuda a restaurar os tecidos. 

Na equipe médica da Dra. Mariângela Santiago dispomos de médicos nutricionistas para auxiliar você tanto na orientação nutricional pré-operatória, quanto na pós-operatória.

Dra. Mariângela Santiago
CRM 45.138

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nádegas, conheça um pouco mais sobre a paixão brasileira!



NÁDEGAS - glúteo


Apesar de o Brasil ser um país tropical e campeão de bumbuns bonitos, nem toda brasileira tem o desireé que sempre sonhou.
A anatomia e o formato estético da região glútea variam com as características raciais e genéticas de cada paciente.
Na etnia negra, em geral, o bumbum é grande, globoso e em forma de "pera". Na raça amarela, é pequeno e pouco projetado. 

Para os caucasianos (brancos) não existe um padrão definido. Pode ser volumoso, médio ou pequeno, uns são mais empinados, outros, mais batidos.

Obviamente, “toda regra tem exceção, e o formato vai depender muito da miscigenação racial”, explica a Dra. Mariângela Santiago, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e responsável pelo setor de ensino do Hospital dos Defeitos da Face.

Além da raça, o formato e tamanho do bumbum também estão ligados a fatores como idade, sedentarismo, obesidade e flacidez. Por isso, até quem já teve um bumbum durinho, empinadinho e redondinho pode sofrer com problemas de volume e depressões.
 
Há cerca de 25 anos, nada era possível fazer na cirurgia plástica para mudar o bumbum. Mas, hoje graças ao progresso da cirurgia plástica, com ajuda de técnicas modernas, é possível melhorar o contorno das nádegas.
Confira os procedimentos mais comuns para modelar, aumentar e corrigir o seu bumbum. Contudo é bom lembrar que os resultados vão depender da estrutura anatômica de cada paciente e isto é absolutamente individual.

A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

Para mais informações acesse: www.clinicamariangela.com.br 

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Site em Inglês e Espanhol

Novidade para vocês que me acompanham pelo site!

Confira nosso site em Inglês e Espanhol!

São dezenas de artigos sobre Cirurgia Plástica nos idiomas Inglês e Espanhol, se você tem algum conhecido fora do país já pode indicar conteúdo no idioma.

confira lá:

www.clinicamariangela.com

sexta-feira, 13 de abril de 2012

XII Congresso Brasileiro de Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial









A  Dra. Mariangela Santiago está participando do XII Congresso da Sociedade
Brasileira de Cirurgia Crânio Maxilo-facial na cidade de Gramado no Rio Grande do Sul.


Um pouco de esclarecimento:

A crânio Maxilo-facial é uma área de atuação que trata de deformidades do crânio e da face de caráter congênitas (lábio leporino, alterações de crescimento do crânio, dentre outras ), adquiridas (mandíbula  grande para frente, ou mandíbula pequena para trás),  traumas ( fraturas de face por acidentes ou por agressão humana ou arma de fogo) e tumores (benignos e malignos que acometem os ossos do crânio e face).

A Dra. Mariangela é uma das sócias fundadoras da Sociedade Brasileira de Cirurgia Crânio Maxilo-facial.

Os congressos são de 2 em 2 anos e sempre convidamos médicos estrangeiros para intercambio de experiências.

Este ano temos colegas vindos da Argentina, Equador, França e Estados Unidos.

A Dra Mariangela fará uma palestra sobre o conceito da Cefalometria nas cirurgias para remodelagem dos ossos da face. MAS, o que é isto ???
Pessoas  que tem o maxilar ou a mandibula, com crescimento anormal, apresentam alteração no encaixe dos dentes. Esta falta de encaixe produz dificuldade na mastigação, pois os dentes não estão em posição correta, alem de produzir dor.
O tratamento é cirúrgico e visa a remodelagem do osso que esta afetado, movimentando-o para frente ou para trás, ate o encaixe perfeito dos dentes. Desta forma se trata o posicionamento dos dentes, o paciente passa a mastigar de forma correta, alem de tratar a dor. Como conseqüência existe uma melhora enorme na parte estética da face, pois se re-estabelece um melhor equilíbrio facial....

 Umas das conferencias mais esperadas neste congresso, é no sabado, do Dr. David Staffenberg dos EUA que mostrará a  separação de gêmeos que nasceram com os cérebros unidos. 



quarta-feira, 11 de abril de 2012

15 Dicas para uma alimentação saudável!



15 Dicas para uma alimentação saudável!



1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que encontrar pela frente.

3. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada, prefira as barras de cereais e tenha sempre uma a tira-colo. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa, você já sabe a que recorrer.

4. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

5. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

6. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

7. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

8. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

9. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo. Portanto, não abuse!

10. Não repita a refeição.

11. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.  Prefira sucos naturais.

12. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

13. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor hidratante.

14. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho e beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

15. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.






Dra. Mariângela Santiago
Cirurgiã Plástica
CRM 45.138

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Drenagem Linfática


Drenagem Linfática

Drenagem linfática é um tratamento estético que, por meio de massagens manuais ou de aparelho, retira o acumulo de liquido retido no tecido e drena para os gânglios linfáticos satélites do corpo.

Essa ação diminui o edema, a dor e a equimose.





É comum no pós-operatório de algumas cirurgias plásticas a indicação de sessões de drenagem linfática, principalmente cirurgias como a lipoaspiração e a abdominoplastia, para que a circulação seja ativada e haja a redução de líquidos acumulados o que auxilia no processo de cicatrização e reduz o risco de infecções secundárias.


A Dra. Mariângela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial de cada tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Planejamento Cirúrgico sob a visão feminina


Planejamento Cirúrgico na cirurgia plástica sob a visão feminina.



Planejamento cirúrgico

O planejamento cirúrgico é tratado a partir de conversas com a paciente, embasadas em transparência e cumplicidade.

Ouço e valorizo as questões individuais de cada paciente, considerando que são de grande importância a partir do momento em que as incomoda de alguma maneira.
Todos os detalhes são discutidos. Nada é imposto.

Estabelecemos uma conduta cirúrgica, a qual somente é modificada quando existe risco à vida da paciente ou quando alguma alteração anatômica não esperada me obriga a mudar de técnica.


Detalhes:
Ao planejar uma plástica de mamas redutora, por exemplo, tenho o cuidado de usar técnicas que preservem a sensibilidade das mamas. É de pouco valor ter uma nova mama, bonita e atrativa, se a paciente não pode desfrutar sexualmente desta importante região.
Por outro lado, ao posicionar a cicatriz de uma plástica de abdome, procuro fazê-la arqueada para cima para ficar escondida dentro do biquíni ou roupas intimas. Para isto, solicito que a paciente leve seu biquíni no momento de marcar a incisão para melhor posicionar a cicatriz da abdominoplastia.
Estes são dois exemplos, mas existem muitos outros detalhes inerentes a cada cirurgia direcionada para o público feminino.


As considerações acima expostas retratam as experiências vivenciadas no meu cotidiano profissional, denotando minha sensibilidade e atenção para as questões específicas da condição feminina. Entretanto, cabe aqui ressaltar o meu respeito pelos demais colegas cirurgiões que tem demonstrado seriedade e competência no exercício da cirurgia plástica. 


Dra. Mariângela Santiago
CRM-SP 45.138


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cuidados com a face por Dra. Mariângela Santiago




Segundo os poetas, a face é o espelho da alma. E nada pode ser mais gratificante para o ego do que sentir o prazer de ver a beleza intrínseca da face no espelho. A face é uma das primeiras partes do corpo humano a demonstrar sinais de envelhecimento. Esse processo de envelhecimento começa a partir dos 25 anos, embora varie conforme a raça, tipo de pele e a característica genética de cada um. Está comprovado que o envelhecimento facial é mais rápido nas pessoas de pele clara do que em negros ou amarelos, que apresentam uma pele mais grossa devido à maior quantidade de colágeno e elastina (proteínas naturais que compõem a cútis). Além da etnia e herança familiar, outros fatores podem contribuir para um envelhecimento mais precoce.




 FACE




FATORES EXTERNOS

SOL

Dos fatores externos, o maior vilão é o Sol. Para prevenir o processo de envelhecimento é conveniente não ficar exposto a ele das 10h00 às 15h00, período em que a incidência dos raios ultravioleta é maior e, portanto, nociva à pele. No horário de verão, das 11h00 às 16h00. Essa é uma regra que deve ser sempre seguida para o bem da pessoa. O bronzeado pode ser lindo, mas castiga e provoca o envelhecimento, com probabilidade de se adquirir câncer de pele.

BEBIDA E CIGARRO
  

A bebida e o cigarro em demasia são outros fatores externos aceleradores do processo de envelhecimento da face. Além de prejudicarem a saúde, modificam o bom funcionamento do organismo.










DISTÚRBIOS EMOCIONAIS






De maneira geral, distúrbios emocionais, como ansiedade, angustia, depressão, quando acontecem de uma forma prolongada, costumam acelerar o processo de envelhecimento da face.











ESTRESSE




O estresse contribui para envelhecimento facial, porque, quando a pessoa está estressada, produz muita adrenalina, e essa diminui a circulação do sangue na camada mais externa do corpo, que é a pele. Com a diminuição do sangue, diminui-se o aporte de nutrientes, e a pele pode envelhecer.






PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Algumas atitudes amenizam o processo de envelhecimento. Ter o habito de cuidar da pele, a partir dos 20 ou 25 anos, fazendo limpeza periódica com hidratação e mantendo-a bem tonificada pode retardar o envelhecimento facial. Dos 35 aos 40 anos, recomenda-se também o uso de substancias nutritivas da pele, ou seja, cremes a base de colágeno, elastina e vitaminas, para suprir a deficiência interna. Hoje, existe a linha dos cremes esfoliantes, como acido glicólico, retinóico, vitamina C acida e outros, que retiram a camada mais externa das células mortas da pele, promovendo melhor penetração dos cremes nutritivos e otimizando o resultado na aparência da pele.

As aplicações de Botox não retardam o envelhecimento, a paralisação da musculatura esconde as rugas já existentes por alguns meses, porém necessita-se de nova aplicação após esse período. As substancias de preenchimento de vincos labiais e sulcos são mais uma alternativa para produzir rejuvenescimento da face, mas também não detém o cruel processo de envelhecimento.

No processo de envelhecimento facial, costuma ocorrer flacidez e queda vertical da pele devido à ação da gravidade. Essa queda produz acumulo de tecido ao redor dos olhos, do sulco naso-geniano, na borda da mandíbula, no pescoço etc.
É importante saber que o processo de envelhecimento não é só da pele, mas das estruturas profundas da face, que incluem desde músculos até a estrutura óssea. Com o passar dos anos, o contrair constantemente da musculatura sobre a estrutura óssea favorece o aparecimento de depressões e saliências com relação ao osso, acentuando o aspecto facial envelhecido. A queda da musculatura é mais evidente na região do terço médio da face, onde se forma um sulco próximo ao nariz e boca (sulco nasogeniano). Outra característica é a formação do sulco orbito facial, a conhecida olheira. O envelhecimento das pálpebras deve-se ao excesso de pele e à projeção de bolsas gordurosas. Geralmente, noites mal dormidas ou grandes perdas que fazem a pessoa chorar muito aceleram o envelhecimento ao redor dos olhos.

O pescoço também envelhece, formando vincos e sulcos por causa da ação da gravidade sobre o músculo "platysma" associada à flacidez.
A ciência já comprovou que a musculatura envelhece e cai. Por isso, na cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, é preciso recolocar a musculatura em sua posição anatômica normal, principalmente aquela que envolve o terço médio da face, onde o processo de envelhecimento é mais evidente. Reposicionando-se a musculatura do terço médio, vai haver a subida das maçãs do rosto, dando-se um aspecto natural à face. O mesmo vale para a musculatura do pescoço. Para ter um pescoço bem contornado, com angulo mandibular definido, deve-se corrigir e tracionar a flacidez da musculatura da região, favorecendo, assim, o resultado estético. Depois que essas estruturas profundas são tratadas, a pele se acomoda naturalmente sobre elas, sem necessidade de esticar em demasia essa estrutura. Dessa forma,a face fica rejuvenescida e sem aparência de boneca.




A Dra. Mariangela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial do tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.



Para mais informações http://clinicamariangela.com.br