segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cuidados com a face por Dra. Mariângela Santiago




Segundo os poetas, a face é o espelho da alma. E nada pode ser mais gratificante para o ego do que sentir o prazer de ver a beleza intrínseca da face no espelho. A face é uma das primeiras partes do corpo humano a demonstrar sinais de envelhecimento. Esse processo de envelhecimento começa a partir dos 25 anos, embora varie conforme a raça, tipo de pele e a característica genética de cada um. Está comprovado que o envelhecimento facial é mais rápido nas pessoas de pele clara do que em negros ou amarelos, que apresentam uma pele mais grossa devido à maior quantidade de colágeno e elastina (proteínas naturais que compõem a cútis). Além da etnia e herança familiar, outros fatores podem contribuir para um envelhecimento mais precoce.




 FACE




FATORES EXTERNOS

SOL

Dos fatores externos, o maior vilão é o Sol. Para prevenir o processo de envelhecimento é conveniente não ficar exposto a ele das 10h00 às 15h00, período em que a incidência dos raios ultravioleta é maior e, portanto, nociva à pele. No horário de verão, das 11h00 às 16h00. Essa é uma regra que deve ser sempre seguida para o bem da pessoa. O bronzeado pode ser lindo, mas castiga e provoca o envelhecimento, com probabilidade de se adquirir câncer de pele.

BEBIDA E CIGARRO
  

A bebida e o cigarro em demasia são outros fatores externos aceleradores do processo de envelhecimento da face. Além de prejudicarem a saúde, modificam o bom funcionamento do organismo.










DISTÚRBIOS EMOCIONAIS






De maneira geral, distúrbios emocionais, como ansiedade, angustia, depressão, quando acontecem de uma forma prolongada, costumam acelerar o processo de envelhecimento da face.











ESTRESSE




O estresse contribui para envelhecimento facial, porque, quando a pessoa está estressada, produz muita adrenalina, e essa diminui a circulação do sangue na camada mais externa do corpo, que é a pele. Com a diminuição do sangue, diminui-se o aporte de nutrientes, e a pele pode envelhecer.






PREVENÇÃO E TRATAMENTO

Algumas atitudes amenizam o processo de envelhecimento. Ter o habito de cuidar da pele, a partir dos 20 ou 25 anos, fazendo limpeza periódica com hidratação e mantendo-a bem tonificada pode retardar o envelhecimento facial. Dos 35 aos 40 anos, recomenda-se também o uso de substancias nutritivas da pele, ou seja, cremes a base de colágeno, elastina e vitaminas, para suprir a deficiência interna. Hoje, existe a linha dos cremes esfoliantes, como acido glicólico, retinóico, vitamina C acida e outros, que retiram a camada mais externa das células mortas da pele, promovendo melhor penetração dos cremes nutritivos e otimizando o resultado na aparência da pele.

As aplicações de Botox não retardam o envelhecimento, a paralisação da musculatura esconde as rugas já existentes por alguns meses, porém necessita-se de nova aplicação após esse período. As substancias de preenchimento de vincos labiais e sulcos são mais uma alternativa para produzir rejuvenescimento da face, mas também não detém o cruel processo de envelhecimento.

No processo de envelhecimento facial, costuma ocorrer flacidez e queda vertical da pele devido à ação da gravidade. Essa queda produz acumulo de tecido ao redor dos olhos, do sulco naso-geniano, na borda da mandíbula, no pescoço etc.
É importante saber que o processo de envelhecimento não é só da pele, mas das estruturas profundas da face, que incluem desde músculos até a estrutura óssea. Com o passar dos anos, o contrair constantemente da musculatura sobre a estrutura óssea favorece o aparecimento de depressões e saliências com relação ao osso, acentuando o aspecto facial envelhecido. A queda da musculatura é mais evidente na região do terço médio da face, onde se forma um sulco próximo ao nariz e boca (sulco nasogeniano). Outra característica é a formação do sulco orbito facial, a conhecida olheira. O envelhecimento das pálpebras deve-se ao excesso de pele e à projeção de bolsas gordurosas. Geralmente, noites mal dormidas ou grandes perdas que fazem a pessoa chorar muito aceleram o envelhecimento ao redor dos olhos.

O pescoço também envelhece, formando vincos e sulcos por causa da ação da gravidade sobre o músculo "platysma" associada à flacidez.
A ciência já comprovou que a musculatura envelhece e cai. Por isso, na cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, é preciso recolocar a musculatura em sua posição anatômica normal, principalmente aquela que envolve o terço médio da face, onde o processo de envelhecimento é mais evidente. Reposicionando-se a musculatura do terço médio, vai haver a subida das maçãs do rosto, dando-se um aspecto natural à face. O mesmo vale para a musculatura do pescoço. Para ter um pescoço bem contornado, com angulo mandibular definido, deve-se corrigir e tracionar a flacidez da musculatura da região, favorecendo, assim, o resultado estético. Depois que essas estruturas profundas são tratadas, a pele se acomoda naturalmente sobre elas, sem necessidade de esticar em demasia essa estrutura. Dessa forma,a face fica rejuvenescida e sem aparência de boneca.




A Dra. Mariangela Santiago CRM 45.138 esclarece:
Estas informações possuem apenas caráter informativo e oferece uma visão superficial do tema, a Dra. Mariângela Santiago recomenda uma consulta médica para indicação de procedimentos e análise individual de cada paciente.



Para mais informações http://clinicamariangela.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário